iBrasill, Apple e a Educação.
Inspiração para todo jeito de pensar.
Cada pessoa tem uma maneira de aprender e expressar sua criatividade. A tecnologia e os recursos da Apple ajudam todos os tipos de educadores e alunos a aprender, criar e construir o próprio sucesso. Vamos levar o mundo para o futuro.
Educação básica - Desperte a criatividade em cada aluno.
Educação Superior - Ensine, inove e inspire de maneiras diferentes. Saiba mais.
Educação Universitário - Aprenda sem limites. Saiba mais.
Uma abordagem holística na educação.
Saiba como a The Gardens School usa o iPad e o Mac para integrar apoio social e emocional à sala de aula.
Preparando hoje os criadores de amanhã.
Saiba como a École Secondaire Sisler High School usa o Mac e o iPad para capacitar alunas e alunos em mídias digitais.
A Maple Bear de Goiânia observou mais de 200% de aumento no número de docentes utilizando com proficiência Apps Nativos no iPad.
O Colégio Interativa de Londrina aumentou em 42% o número de alunos que desenvolveram projetos científicos.
O Colégio E.Péry aumentou em 155% o número de livros lidos por alunos, professores e liderança após a adoção do iPad.
No D’Incao Instituto de Ensino, no Brasil, estudantes aprendem sobre mudanças positivas, e ainda colocam a mão na massa.
O diretor e fundador da escola, Pedro D’Incao, e seu irmão e cofundador, Carlos D’Incao, escolheram levar a tecnologia Apple para a sala de aula desde o primeiro dia. A escola aborda questões como mudança climática e justiça social, e a Apple formou a parceria perfeita, compartilhando os mesmos valores.
“Conhecimento é muito mais do que palavras em um livro. Tudo está conectado. Não basta estudar matérias como física, história ou programação. É preciso mostrar como integrá-las ao mundo real”, declara Pedro D’Incao. “Essa é uma das razões pelas quais todos os estudantes aqui têm um iPad. Vimos a diferença em como eles aprendem quando podem levá-lo para o estudo de campo.”
Alunas e alunos, do ensino fundamental ao médio, são tratados como agentes de mudança e incentivados a fazer a diferença no mundo e para as pessoas. Por exemplo, uma das aulas de biologia foi sobre tipos sanguíneos. Depois de aprender a programar usando recursos do Programação para Todos da Apple, estudantes usaram o iPad para criar um app que conecta bancos de sangue a pessoas que precisam de transfusão.
Para levar a aprendizagem para fora da classe, uma aula de ciências sobre o meio ambiente aconteceu perto de um rio nas proximidades da escola para analisar o suprimento de água da região. Com seus aparelhos iPad e sensores sem fio, estudantes coletaram dados sobre a qualidade da água, gravaram vídeos para documentar a experiência e criaram uma apresentação no Keynote para compartilhar os resultados com o governo local.
"Com as ferramentas e os recursos da Apple, e com base na contextualização de seus estudos, os estudantes aprendem que podem realmente fazer a diferença. Que é possível analisar as coisas de forma crítica e ter uma voz ativa”, afirma Pedro D’Incao.
The Gardens School, Nova Zelândia. O iPad ajuda professores a cuidar do bem-estar de estudantes.
Com um corpo discente diversificado composto por 568 crianças, a The Gardens School, em South Auckland, adota uma abordagem holística para a educação que incorpora aprendizado colaborativo e suporte ao bem-estar das alunas e alunos. A liderança da escola, formada exclusivamente por mulheres sob direção de Susannah Fowler e Kate Gifford, implementou um programa BYOD com iPad ou Mac em 2014, que ajudou a apoiar essa abordagem.
Embora a tecnologia Apple tenha possibilitado uma transição tranquila para o aprendizado colaborativo à distância durante a pandemia, a direção da escola observou que muitos estudantes estavam com ansiedade e depressão. Com isso, foi implementado um programa de bem-estar em toda a instituição para que alunas, alunos e profissionais da educação tivessem as melhores ferramentas e estratégias para lidar com esses desafios.
“Queremos que tanto quem aprende quanto quem ensina prospere em um mundo pós-pandemia onde bem-estar e resiliência sejam tão importantes quanto o sucesso acadêmico. O objetivo é que consigam expressar seus sentimentos de jeitos novos e alternativos. Nosso programa de bem-estar é autêntico, orgânico e possibilitado pela tecnologia que já usamos”, afirma a vice-diretora Kate Gifford.
Composta por seis profissionais da educação, a equipe de bem-estar criou estratégias em diferentes áreas de expressão consciente e criativa, como música, culinária e jardinagem, e integrou essas atividades ao currículo no iPad. A cada etapa do caminho, a tecnologia Apple e apps poderosos deram suporte à essa visão.
Agora, alunas e alunos mergulham na experiência de desenhar com o app Tayasui Sketches School. Com a Câmera e o app Clips, capturam o ciclo de vida das plantas no jardim da escola. E exploram as próprias emoções criando músicas no GarageBand.
Susannah Fowler, diretora da escola, acrescenta: “Em nosso último show de talentos, uma aluna de nove anos apresentou uma música que criou usando o GarageBand em nosso espaço de bem-estar dedicado, o Zen Den, sobre a necessidade de ser ela mesma.”
As crianças também têm acesso ao GoodSpace, uma plataforma privada e segura que oferece outra forma de expressar os sentimentos e pedir ajuda da equipe de bem-estar, caso estejam com dificuldades. Além disso, o GoodSpace pode ajudar profissionais da educação a entender o estado emocional de alunas e alunos por meio de perguntas simples, como: “Quantas vezes você se sentiu feliz ou triste esta semana?”.
E, com o app Hero no iPad, quem ensina consegue supervisionar o trabalho e o progresso das crianças e compartilhar essa informação com as famílias. O time de bem-estar também pode deixar comentários para o corpo docente sobre estudantes que talvez precisem de apoio e atenção extras em sala de aula. Susannah complementa: “A prioridade de professoras e professores é ensinar, e o restante fica a cargo da liderança e da equipe de bem-estar.”
“Vimos uma queda acentuada no número de conflitos durante o recreio, além de professoras e professores menos estressados. Criamos um ambiente acolhedor que, na minha opinião, qualquer escola pode replicar”, afirma Susannah.
Com a ajuda do iPad e do Mac, a The Gardens School integrou o bem-estar aos objetivos de ensino e aprendizagem. O resultado é uma abordagem holística com foco no bem-estar para a educação de cada aluna e aluno.
Protótipo, produção e lançamento com a Apple.
A École Secondaire Sisler High School é a segunda maior escola de ensino médio em Manitoba e atende comunidades sub-representadas e heterogêneas. Quando a liderança do distrito percebeu um crescimento na demanda do mercado de trabalho digital nas áreas de criação, como jogos, programação, animação, cinema e design gráfico, buscou abrir oportunidades para estudantes nessas carreiras. Por isso, em 2015, o programa CREATE foi lançado na Sisler.
Com o apoio da tecnologia Apple, o CREATE simula um ambiente de trabalho do mundo real com uma abordagem de sala de aula invertida, sustentada por um currículo com ênfase em matemática, ciência e arte.
“Na Sisler, nossa prioridade é o sucesso de quem passa por aqui”, declara a diretora Pat Graham. “Criar um ambiente de aprendizado inovador e interessante é essencial para permitir que alunas e alunos busquem seus objetivos e paixões.”
O desempenho do Mac permite que alunas e alunos projetem e renderizem gráficos de alta qualidade, além de composições de áudio complexas, sem aumentar o consumo de energia. E isso vale para os 24 cursos do CREATE, incluindo design de jogos e mídia digital. Os recursos integrados do macOS simplificam os fluxos de trabalho e aumentam a produtividade. E utilitários como Captura de Tela e Visualização Rápida facilitam a coleta e a visibilidade do trabalho.
Como o hardware e o software usados na sala de aula espelham o que profissionais usam no estúdio, quem está estudando tem o que precisa para criar storyboards detalhados, animações e música original. Um exemplo é o Roots on the Run, um curta de animação e jogo que está na CBC (Canadian Broadcasting Corporation) Kids.
“Sinto que já saí na frente para entrar na universidade! Usar o Mac para criar conteúdo com apps que profissionais utilizam todos os dias, permite dar vida às minhas ideias”, declara Shon, aluno do CREATE.
Estudantes vão do Mac para o iPad – e vice-versa – na hora de fazer o que precisam. O iPad é uma paleta ampla onde alunas e alunos do CREATE podem esboçar e testar as ideias com facilidade. Primeiro, rascunham animações no Procreate ou Keynote. Depois, compartilham o resultado nos canais de rede social para engajamento em tempo real.
Como parte do projeto final, os estudantes também entram em contato com especialistas de estúdios como Disney, Nickelodeon e Ubisoft usando o FaceTime e outros apps de videoconferência para pedir opiniões e refinar suas ideias.
“A utilização dessa tecnologia de ponta é fundamental para nosso programa”, afirma Jamie Leduc, chefe de departamento do CREATE. “Com ela, nossas alunas e alunos têm uma vantagem para entrar no mercado de trabalho ou continuar com a formação.”
Setenta por cento dos participantes do CREATE vão em busca de graduações em mídia digital ou acabam trabalhando com algumas das maiores agências de mídia na América do Norte. A tecnologia Apple permite que os estudantes na Sisler High School desenvolvam as competências básicas de que precisam para ter sucesso no competitivo mercado de trabalho atual.
Uma comunidade rural leva o iPad e novas oportunidades a 68 escolas.
O Conselho de Scottish Borders está comprometido com o futuro da comunidade. Por isso, decidiu investir em tecnologia em todo o distrito escolar. A ideia era oferecer igualdade de acesso ao ensino para estudantes, além de ferramentas intuitivas e fáceis de usar em sala de aula para profissionais de educação. Para superar as barreiras impostas pelo acesso remoto na área rural em que vivem, era preciso ter aparelhos que funcionassem bem tanto offline quanto online. Afinal, os jovens dessa comunidade precisam desenvolver habilidades essenciais para prosperar em um mundo cada vez mais digital.
Entre todas as alternativas disponíveis, a Apple foi a escolhida. Com sua enorme variedade de funções e recursos de aprendizagem profissional, o iPad se destacou como a melhor ferramenta para ensinar e aprender. O conselho criou um plano chamado “Inspire Learning”, que levou ao financiamento e à implantação de milhares de aparelhos em uma região de mais de 4.700 km².
“Queríamos demonstrar o valor que damos à educação”, declara David Robertson, diretor financeiro do Conselho de Scottish Borders. “Analisamos o custo total de aquisição: o valor inicial dos aparelhos, o valor residual que poderíamos recuperar e a proposta de financiamento da Apple Finance. Para nós, a Apple ofereceu a melhor proposta de valor.”
Depois da implementação do iPad e do Apple Professional Learning em 68 escolas de ensino fundamental e médio, profissionais da educação perceberam uma enorme mudança. Com o iPad, professoras e professores criaram muito mais materiais interativos para as aulas. A mobilidade do aparelho permitiu experiências de aprendizagem imersivas em qualquer lugar, incluindo a casa das pessoas durante a pandemia. Graças à versatilidade do iPad, cada aparelho pode carregar todo o conteúdo do currículo, de aulas de horticultura, em que estudantes gravam filmes sobre plantas nativas usando o app Clips, a aulas de inglês, em que usam o Keynote para dar vida à história de Macbeth.
“Não consigo mais imaginar uma sala de aula sem o iPad. Como cada pessoa tem acesso a um aparelho, as oportunidades são iguais para todos”, afirma a educadora Catherine Little. “É isso o que equidade significa para mim: oferecer às pessoas o que elas precisam, quando precisam.”
A Apple facilita a implantação de aparelhos pela equipe de TI, preparando a escola para o sucesso.
A Nowra Public School, uma escola com 160 anos na zona rural de Nova Gales do Sul, queria estabelecer uma cultura de colaboração entre educadores. Além disso, ela precisava oferecer mais oportunidades para sua população com perfil socioeconômico diverso, incluindo mais de 27% de povos originários australianos e um número cada vez maior que está aprendendo inglês como segundo idioma. O vice-diretor Brad Tate, em parceria com a liderança da escola, adotou uma abordagem ousada: deu um iPad e um Apple Pencil para cada estudante e cada professora ou professor, implantando centenas de aparelhos em toda a escola.
“Nosso gestor de tecnologia conseguiu gerenciar uma enorme quantidade de aparelhos. Foi surpreendentemente fácil para uma pessoa só tomar conta dessa carga de trabalho”, afirma Brad.
Com o Apple School Manager, Christopher Veljanovski, responsável pelo suporte técnico no local, providencia exatamente o que todos precisam nos seus aparelhos. Cada pessoa recebe um ID Apple gerenciado, o que simplifica o processo de integração. Com o app Sala de Aula, educadores distribuem planos de aula e revisam o trabalho da classe em tempo real. E o app Arquivos em seus aparelhos permite que compartilhem tudo com privacidade e segurança.
A implementação do iPad é tão simples que facilita o foco na criação de uma cultura de colaboração. Na Apple Education Community, profissionais de educação têm acesso a uma série de recursos online criados pela Apple e outros educadores. Docentes de Nowra compartilham suas aulas e aprendizados para ajudar professores ao redor do mundo a engajar estudantes.
“Com a Apple, criamos algo que vai muito além do que se espera de uma escola pública local. É ótimo que as pessoas estejam prestando atenção no que fazemos, mas a melhor recompensa é a resposta que estamos recebendo de estudantes e da nossa comunidade”, afirma Brad.
A iBrasill Educacional apoia o projeto de educação de escolas e universidades integralmente, desde o planejamento do uso e aquisição de dispositivos, até o desenvolvimento profissional e continuado de educadores e o uso da tecnologia Apple em sala de aula. A nossa missão é promover a transformação dos processos de ensino e aprendizagem por meio da implementação do iPad, do Mac e do ecossistema Apple.
Trabalhamos lado a lado com você para compreender a visão da instituição e resultados esperados com a adoção de tecnologias Apple, com o objetivo de entregar um projeto de qualidade, gerenciado remotamente, escalável, seguro, sustentável e com gerenciamento contínuo para que você possa tomar decisões com base em dados. Coisas incríveis acontecem quando adotamos tecnologias Apple na educação, vem com a gente!
Apple para Gestores de TI
Os dispositivos Apple são tão fáceis de gerenciar, quanto são fáceis de usar. O Apple School Manager (ASM) faz com que todos os dispositivos Apple da sua instituição de ensino sejam implementados sem toques, podendo garantir a segurança e a escala do nosso projeto de dispositivos móveis em 100% do tempo, inclusive remotamente.
Apple para Educadores
Utilizar tecnologia na sala de aula está mais fácil do que nunca. As soluções da Apple são perfeitamente conectadas com as necessidades de uma sala de aula e possuem um olhar direcionado para o ensino e aprendizagem. Além dos milhões de aplicativos de terceiros disponíveis na loja de aplicativos, recursos como o Sala de Aula e o Projeto Escolar, tornam o gerenciamento de sala mais fácil do que nunca, dando ao educador o total controle da sala de aula.
Junto com os melhores dispositivos para educação, há também os melhores currículos: Programação Para Todos e Criatividade Para Todos. Os dispositivos Apple, o currículo inovador, os cursos da Sejunta e o desenvolvimento profissional da nossa equipe vão te ajudar a dar aulas como sempre sonhou.
Apple para Lideranças
Você encontrará recursos Apple para todas as etapas da sua jornada de transformação digital enquanto instituição de ensino. Desde a aquisição de dispositivos de maneira facilitada, até a documentação de evidências de sucesso do projeto, a Sejunta te apoiará com os recursos da Apple desenhados para lideranças e gestores.
Apple para Acessibilidade
Cada aluno aprende do seu próprio jeito e respeitar essa individualidade é essencial para transformar os processos de ensino e aprendizagem. Os produtos Apple são criados para respeitar essas diferenças e, por isso, é possível incluir de maneira nativa tecnologias assistivas inovadoras para as necessidades visuais, auditivas, motoras, cognitivas e de alfabetização de cada aluno.
Apple para Privacidade e Segurança
A implementação de tecnologias na instituição de ensino não precisa invadir a privacidade de ninguém. A intenção de adotar dispositivos Apple é despertar a imaginação dos alunos, não lucrar com seus dados. Para proteger e manter a privacidade de cada aluno e professor, a Apple tem uma abordagem integrada de privacidade e segurança.
Apple para Pais e Responsáveis
Entendemos que tecnologia nas mãos das crianças pode levantar diversas preocupações. Talvez você tenha preocupações sobre segurança ou apenas sobre como garantir que nenhum conteúdo inapropriado será utilizado no dispositivo. Para nós, a privacidade vem em primeiro lugar, assim como a segurança das crianças. Alcançar este compromisso de segurança e privacidade só é possível com dispositivos Apple, que combinados com o gerenciamento remoto, garantem que nada vai fugir do planejado.